Mulheres, falta-lhes espaço.

Desde a muito tempo, mas só recentemente de forma enfática, as mulheres estão se mobilizando para ter seus valores e direitos reconhecidos.

Luta justíssima, considerada sua importância desde os mais primitivos momentos da história humana.

Tiveram, devido as condições extremas daqueles tempos, a necessidade de amamentar e criar seus filhos, uma função de retaguarda posto não existirem quaisquer outros recursos que não sua presença nessas atividades, permanecendo assim até não muito tempo atrás.

Devido àquelas mesmas condições também o homem, exercendo seu papel devido a força física, ocupou e permaneceu na posição de pseudo comando com efetiva dominância.

Durante todo esse tempo e como única opção para a sobrevivência da espécie,
cuidaram ambos de prover alimento, saúde e segurança para suas famílias.

Entretanto, a medida em que o tempo foi passando na esteira da evolução natural da humanidade não houve como a supremacia masculina se manter soberana utilizando-se apenas seus dotes físicos, passando então a se valer de subterfúgios místicos e religiosos para sustentar sua posição por mais de dois mil anos.

Para confirmar esse argumento basta lembrar os pilares, todos masculinos, sobre os quais foram baseadas as principais as religiões no mundo.

Neste ínterim sua submissa companheira buscou sem descanso, mas também sem muito sucesso, alcançar sua justa posição, seu valor e contribuição reconhecidos. Caminho este cheio de obstáculo, mas que vem sendo percorrido com perseverante empenho.

“Certo é que seja pela beleza, pela inteligência, pela competência, pela sabedoria, pela persistência, pela luta, pela força ou qualquer outro argumento que possamos considerar, a mulher foi, é e sempre será o elemento no entorno do qual orbitamos todos nós”.

Elas são únicas, o que lhes permite ser ao mesmo tempo criatura e criação, caminho e condução.

Falta-lhes espaço, e, paradoxalmente, poucas das que conseguiram ocupá-lo mostraram estar a altura das espectativas criadas. Boa parte acaba por cair no degradante lugar comum de quem precisariam substituir.

Todas merecem sinceras e esperançosas homenagens!

Um comentário sobre “Mulheres, falta-lhes espaço.

  1. Sim !Merecemos todas as homenagens,pois somos uma mistura de todas as profissões.
    Enfermeiras, Cozinheiras,Administradoras,Educadoras,Economistas,Etc.,e ainda não somos reconhecidas por isso.
    Acredito e espero que nas próximas gerações isso seja reconhecido.

    Curtir

Deixe um comentário