Quem somos?

– Ser ou não ser? Essa pergunta Shakespeareana procura resposta a séculos e parece estar cada dia mais obscura sua solução.

Sob o ponto de vista do personagem Hamlet, lá pelos idos de 1600, a dúvida era se uma vez ciente que a vida é cheia de tormentos e sofrimentos seria melhor aceitar a existência com sua dor inerente ou acabar com ela.

Desde então, a dúvida sobre nossa existência só fez aumentar com o tempo na medida em que ela se aprofundou com a exacerbação das diferenças que fomos estabelecendo a respeito de quase tudo que se refere ao ser humano, principalmente no que deveria ser comum a todos.

No caso do príncipe Hamlet o pior de tudo não foi descobrir a verdade dos fatos, mas sim saber que não havia percebido tudo o que antes estava acontecendo ao seu redor.

Hoje esta secular questão também se aplica à compreensão das indagações sobre a natureza íntima das pessoas, a consciência de si e suas existências como criaturas de Deus.

2 comentários sobre “Quem somos?

  1. SOMOS O QUE SOMOS porque insistimos em acreditar “ainda” que há pessoas (políticos) que nos fazem acreditar que alguma coisa será feita de diferente do que aí está; e no fundo, para que algo seja feito de diferente a mudança tem de começar por nós mesmos – não acreditando.

    Curtir

  2. Ser ou não ser, é uma pergunta que fazemos o tempo todo, a nós mesmo, a respeito de tudo que nos rodeia. Acho que a fé nos ajuda a entender e aceitar tudo que acontece em nossa vida e procurarmos melhorá-la.
    Só assim, consigo entender porque existimos.

    Curtir

Deixe um comentário