Meu querido São Benedito

Domingo participei da procissão em sua homenagem como faço todos os anos.

Desta vez foi diferente a começar pelo trajeto adaptado para um percurso alternativo com saída pela Rua Corumbá estreita e desgastada o que tornou a caminhada complicada em comparação como quando é feita pela Avenida Rubens de Mendonça, mais adequada à multidão de devotos na maioria com idade avançada para caminhar naquelas condições.

Outra mudança sentida São Benedito, foi que enquanto nós fiéis rezávamos fervorosamente seu terço fomos surpreendidos por palavras que não deveriam ser ditas em um evento voltado à fé religiosa e em seu louvor, principalmente porque eram intenções políticas disfarçadas como partes naturais desse evento da religião cristã católica.

Ao contrário das tradições beneditinas os puxadores também cantaram música de protesto o que não agradou as pessoas que lá estavam, razão pela qual não foram acompanhados por ninguém naquele momento. O mesmo pode ser dito sobre as descabidas palavras inseridas nas leituras dos mistérios do terço e que se referiram a eventos externos à razão da procissão e da religiosidade de seus devotos.

Fossem adequadas à nossa profissão de fé as propostas advindas de algumas falas não deveriam estar voltadas a contestar as ações do governo em defesa da soberania nacional sobre a Amazônia. Área que até bem pouco tempo vinha sendo ocupada por diversas organizações religiosas estrangeiras e não governamentais para explorar as riquezas da floresta e a inocência dos nossos povos indígenas, estes, desde sempre mantidos tutelados a despeito de suas próprias auto determinações.

A continuar assim veremos a procissão em seu nome tomar rumos alternativos exceto pela desnecessária, mas tradicional diferenciação entre festeiros e fiéis participantes o que nunca esteve de acordo com suas convicções religiosas segundo as quais ações beneméritas e voluntárias deveriam ser anônimas e desinteressadas.

Como sempre faço termino minhas orações pedindo sua benção…Amém!

Deixe um comentário