Estamos longe do fim dessa história. Haverá muitos capítulos a escrever e no andar da carruagem as encruzilhadas mais complicadas ainda estão por vir. A começar, pelo reconhecimento do estado em que o atual condutor a recebeu. Um veículo completamente desgastado pela inconsequência de quem o conduziu até pouco tempo atrás.
Graças à falta de capacidade daqueles dirigentes a estrutura da carruagem de nossa história foi corroída, suas engrenagens enferrujaram e o excesso de carga fez com que suas rodas ficassem desalinhadoas. Foram eles, os sanguessugas de ocasião, que diminuíram nossa capacidade de seguir em frente na velocidade e no rumo certos.
O pior de tudo é que durante esse período quem teve as rédeas nas mãos nos conduziu deliberadamente para áreas pantanosas. O que acabou por dificultar ainda mais a saída do atoleiro em que nos meteram.
Ao ser antecedida pelo artigo “o” a palavra “moral” pode ser compreendida como “ânimo”, “estado de espírito” (Gramática.net.br). Po isso, o que estamos vivenciando nas posições assumidas pelo Presidente da República tem tudo a ver com “o moral da história”, a motivação, o não desistir jamais, e nada em relação a ser somente um mau exemplo como alguns querem fazer crer posto não lhes interessar ver a realidade, quanto mais mostrar.
Falta discernimento para tirarem dos olhos a venda da inconformidade e do coração a mágoa dos derrotados aos que seguem criticando a postura do Presidente quando ele vai ao encontro de pessoas fazendo o pouco que lhes permitem fazer em sua permanente disposição de ir à luta juntamente com sua equipe de governo.
Só assim entenderão que a forma dele agir está alicerçada exatamente em manter alto o estado de espírito das pessoas, “o moral”, mesmo que para isso tenha que se expor por inteiro. O fato de eventualmente estar sem máscara nesses momentos pode e merece ser criticado, mas nunca ser entendido como uma atitude não deliberada em relação ao sentido aqui exposto. Fosse assim, corrupção não seria exceção e sim a própria regra, ficar bêbado também, mentirosos então seríamos todos sem a menor dúvida.
Da mesma forma, ele nunca disse para não usarem máscara nem para não fazerem a necessária higienização, muito menos para não guardarem resguardo àqueles que dele precisam devido suas condições físicas e de saúde. De sua parte, e no que lhe é permitido, faz tudo o que é preciso para dar suporte aos poderes constituídos pelo STF de modo a que esses possam agir com presteza na linha de frente do enfrentamento da virose.
Mente quem diz o contrário, trata-se de tosca encenação para tentar diminuir a boa avaliação que o Presidente possui junto ao povo e de tentativa inócua para descaracterizar sua firme decisão de apoiar quem quer que seja e onde for preciso.
Da mesma forma fica fácil entender que quando a palavra “moral” vem acompanhada do artigo “a”, antes dela, seu significado pode ser relacionado a um conjunto de normas, condutas e costumes que regem uma sociedade (Gramática.net.br).
Respeitar a moral do país é aplicar corretamente o que está expresso em suas leis, o conceito de família, a liberdade de opinião, a educação sem qualquer ideologia, a defesa individual e patrimonial contra agressores armados e tantas outras razões defendidas por esse governo desde seu início. Consequentemente, elas deveriam bastar para que as pessoas entendessem que é o conjunto dessas circunstâncias que determinam “a moral da história” de um povo.
